Você sabe a diferença entre proteína isolada, concentrada e hidrolisada?

10 nov Você sabe a diferença entre proteína isolada, concentrada e hidrolisada?

As proteínas são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo e devem ser ingeridas diariamente para garantir uma alimentação saudável.
O Whey Protein é um suplemento proteico muito famoso entre o público de academia, trata-se de uma proteína extraída do soro do leite. Esse soro é extraído da porção aquosa do leite, são necessários dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de soro do leite de boa qualidade. Em sua composição, também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina.
O Whey Protein tem alto potencial nutritivo e apresenta rápida absorção, promove aumento temporário nos níveis de aminoácidos no sangue e a ajuda a realização da síntese proteica no músculo, isto porque suas proteínas de alto valor biológico para o nosso corpo contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein, a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.

Diferença entre os tipos de whey:

Whey Protein Concentrada (WPC): pode conter entre 25 a 89% de proteínas, carboidratos (lactose) e lipídeos. Um  Whey concentrado de alta qualidade contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras. Como contém um pouco de lactose e gordura o WPC tem absorção mais lenta.

Whey Protein Isolada(WPI): passa por um processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas, possui maior grau de pureza sendo quase livre de lactose e gorduras. Por ser uma proteína quase pura, possui absorção mais rápida.

Whey Protein Hidrolisada(WPH): o processo de hidrólise que o soro do leite é submetido consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas. O processo de hidrólise pode estar presente na forma de whey protein concentrada (que terá lactose) e na forma isolada.

Converse com o seu médico ou nutricionista para entender qual tipo de whey a dose recomendada para você, além do melhor momento para ingeri-lo.

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