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Super frutas para adicionar à sua alimentação

28 out Super frutas para adicionar à sua alimentação

As frutas contém vitaminas, minerais, fibras e compostos vegetais chamados fitonutrientes. Como tal, é um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode comer.

Algumas frutas são até consideradas “superalimentos” devido aos seus inúmeros benefícios. Embora não haja uma definição exata do que constitui um superalimento, eles geralmente são ricos em compostos que aumentam a saúde com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Embora esteja claro que a ingestão total de frutas frescas é um fator importante na prevenção de doenças, certas frutas se destacam devido ao seu robusto conteúdo de nutrientes e benefícios associados.

O Dr. Diogo Simão, nutrólogo aqui do Espaço Volpi nos contou  sobre essa super frutas para adicionarmos na nossa alimentação.

Melancias

Melancia

A melancia é uma fruta hidratante rica em fibras, vitamina C, pró-vitamina A e muitos antioxidantes. Estudos em animais demonstram que tem poderosas propriedades anti-inflamatórias, de proteção cerebral e de suporte ao fígado.

Ela é a fonte alimentar mais rica do aminoácido L-citrulina. A L-citrulina é necessária para a síntese do óxido nítrico, uma molécula essencial para a dilatação dos vasos sanguíneos e outras funções corporais.

 

Pêssegos

Pêssegos

Os pêssegos são excelentes e devem ser comidos crus, porque as cascas e polpas frescas de pêssego têm maior atividade antioxidante e anti-inflamatória do que produtos cozidos de pêssego.

Além de fitonutrientes como ácidos fenólicos e carotenóides, os pêssegos fornecem uma boa fonte de fibra, vitamina C, pró-vitamina A e potássio.

 

Morangos 

Morango

Os morangos são particularmente ricos em antioxidantes como vitamina C, antocianinas, ácidos fenólicos e flavonóides.

Além do mais, essas frutas saudáveis ​​podem reduzir o risco de doenças.

 

Ameixas 

Ameixa

Elas oferecem alta concentração de vitaminas, minerais e compostos vegetais que protegem a saúde.

São particularmente ricas em ácidos hidroxicinâmicos, que são um tipo de polifenol. Também são ricas em vitamina C e carotenóides pró-vitamina A.

 

Mirtilos

Mirtilos

Os benefícios impressionantes dos mirtilos estão bem documentados.

Eles contêm vários antioxidantes potentes e são ricos em antocianinas, pigmentos vegetais responsáveis ​​por até 60% de seus compostos polifenóis totais.

Comer mirtilos frescos todos os dias, mesmo em quantidades moderadas de 1/3 xícara tem sido associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, bem como a taxas mais lentas de declínio mental em adultos mais velhos.

 

Uvas

Uvas

As uvas têm um grande impacto nutricional.  Elas tem antioxidantes como ácido cafeico, epicatequina, galato de catequina, ácido protocatecuico, ácido gálico e rutina.

 

Maçãs

As maçãs estão associadas a uma variedade de benefícios à saúde, incluindo redução do risco de doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

Elas são uma fonte concentrada de antioxidantes flavonóides.

 

Abacates

Abacate

O abacate é rico em nutrientes como fibras, gorduras saudáveis, potássio, magnésio, ácido fólico e vitaminas C e K.

Na verdade, estudos sugerem que essas frutas gordurosas podem ajudar a reduzir o peso, os níveis de açúcar no sangue e fatores de risco de doenças cardíacas, como o colesterol LDL.

 

Figos

Figo

Figos são frutas ricas em fibras que também contêm outros nutrientes, como magnésio, potássio, cálcio e vitaminas B6 e K1.

Além do mais, tem antioxidantes polifenóis, que demonstraram ter vários benefícios. Na verdade, os figos são uma fonte mais concentrada desses compostos benéficos do que o vinho tinto ou o chá.

 

Nectarinas

Nectarina

As nectarinas são ricas em vitamina C, beta-caroteno e vários outros compostos antioxidantes.

 

Romãs

Romã

Muitos estudos associam as romãs a uma variedade de benefícios à saúde. Essas frutas possuem compostos como elagitaninos, antocianinas e ácidos orgânicos, que dão às romãs uma potente atividade antioxidante.

 

Mangas

Manga

A manga é uma fruta cheia de antioxidantes, incluindo ácido gálico, quercetina e ácido elágico, bem como os carotenóides luteína, alfa-caroteno e beta-caroteno, que dão à fruta sua tonalidade amarelada.

As mangas também são ricas em fibras e podem ajudar a promover movimentos intestinais saudáveis.

 

Gogi berries 

Goji Berry

As bagas de Goji são nativas da Ásia, onde há muito tempo são usadas como um alimento funcional para promover a saúde e aumentar a longevidade.

Devido aos seus altos níveis de antioxidantes, essas frutas são incorporadas em chás e outros remédios de ervas para tratar doenças que afetam seus olhos, fígado, rins e sistema digestivo.

As bagas de Goji são ricas em fibras, polissacarídeos, compostos fenólicos e pigmentos carotenóides, que dão a esta fruta sua cor laranja avermelhada brilhante.

 

Limões

Limões

Limões são comumente usados ​​para dar sabor a alimentos e bebidas.

Esta fruta cítrica é rica em vitamina C, óleos essenciais e antioxidantes polifenóis.

 

Mamão

Repleto de sabor, o mamão é rico em vitamina C, pró-vitamina A, ácido fólico e potássio. Eles também contêm muitos antioxidantes, mas são especialmente ricos em licopeno.

Comer frutas ricas em licopeno, como mamão papaia, pode proteger contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Curiosamente, níveis mais baixos de licopeno estão associados a um maior risco de morte por todas as causas.

 

 

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