Suco Detox: é moda ou funciona mesmo?

Os produtos detox prometem uma espécie de cura milagrosa para as pessoas que exageraram na dose de comida, bebida, estresse, exposição ao sol ou simplesmente para aqueles que estão se sentindo culpados por não seguirem sua própria dieta. Na onda do estilo de vida detox, encontramos bebidas, comidas, loções dermatológicas, shampoo, etc, mas os mais conhecidos e consumidos são os sucos.
Os sucos detox, são um tema controverso na comunidade científica, já que se apresentam como opções de perda de peso rápida mas há poucos estudos que provem sua eficácia nesse campo assim como no processo de livrar o organismo de toxinas e radicais livres.
Os radicais livres são formados no corpo e podem causar danos às células e DNA, mas eles também desempenham um importante papel em nosso sistema imunológico protegendo contra bactérias e vírus. O funcionamento normal do organismo produz radicais livres, mas, nosso próprio corpo é totalmente capaz de fazer uma auto limpeza, eliminando toxinas. Os principais responsáveis por este trabalho de limpeza são o fígado, os rins e o sistema linfático. É uma idéia superficialmente atrativa a de que aumentando nossa ingestão de antioxidantes vamos conseguir prevenir doenças (incluindo câncer e doenças do coração) e o processo de envelhecimento.
Um estilo de vida saudável é nossa melhor forma de ajudar no funcionamento ideal do corpo. Isso inclui o que já sabemos bem, exercício físico, alimentação e descanso de qualidade, estresse sob controle. Nesse contexto, o suco detox se encaixa bem no estilo de vida saudável. O que sempre devemos ter em mente é que não existem sucos milagrosos ou emagrecedores por si só.
Os sucos detox são uma combinação de frutas e verduras, acrescidos de um líquido que pode ser água mineral, água de coco ou chá. Pode-se ainda adicionar um termogênico, como o gengibre e uma erva, como hortelã ou erva doce. Ou seja, o suco detox une produtos naturais nutritivos e benéficos para o funcionamento do organismo numa forma mais fácil e prática para o consumo.
Portanto, são bebidas saudáveis que contribuem para nutrir, hidratar e melhorar a saúde em geral, desde que:
– os sucos detox não sejam a única fonte de alimentação, principalmente por longos períodos, pois não fornecem toda a gama de nutrientes que nosso corpo precisa;
– evite adoçar as bebidas para não virarem fonte de calorias vazias, não nutritivas. A maior parte das receitas inclui uma fruta que é naturalmente mais docinha, assim, ela já funciona como adoçante. Se for necessário, dê preferência ao açúcar de coco, mel ou açúcar demerara;
– evite coar o suco – para que se mantenha com uma boa quantidade de fibras, já que o melhor mesmo é consumir essas frutas e verduras in natura. A retirada das fibras, especialmente nas frutas, aumenta seu índice glicêmico, e diminui o seu potencial de produzir saciedade e melhorar o funcionamento do intestino;
E, por fim, se quiser experimentar esta prática como forma de perder peso de forma mais rápida, fale com seu médico ou nutricionista para garantir que não apresente nenhum fator de risco que predisponha a dano renal. Além disso, certos alimentos dos sucos podem interferir na absorção de outros alimentos ou medicamentos.
Seguem abaixo, duas combinações que renderão sucos detox saudáveis e deliciosos. Para ambas as opções a forma de fazer é a mesma:
Bata os ingredientes no liquidificador com um pouco de água mineral ou água de coco e acrescente gelo, se preferir.

Suco verde salsão

Ingredientes:
– suco de 1 limão;
– 1 colher de sobremesa de salsinha;
– 2 fatias pequenas de gengibre;
– 1 maçã (com casca) picada ;
– ½ xícara de salsão picado;

Suco verde couve

Ingredientes:
– 2 folhas de couve picadas
– 1 fatia de abacaxi picado
– 1 colher de sopa de chia
– 1 colher de sobremesa de gengibre picado

(Por Equipe Espaço Volpi)

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi