Quando o sono não vem, relaxe…

Pegar no sono rapidamente não é tarefa das mais fáceis para muitas pessoas. E isso, evidentemente, reduz as chances de elas terem um tempo de descanso ideal, já que precisam acordar em um determinado horário.

Em casos extremos, é preciso recorrer à ajuda médica, e isso pode significar usar medicamentos que induzem ao sono. Mas, há algumas técnicas ou truques que podem ser colocados em prática antes de se procurar o médico, como fazer algum tipo de relaxamento.

Por exemplo: inspirar e soltar o ar calmamente e profundamente. O controle da respiração, que faz com que o cérebro entenda que é hora de “desacelerar”, pode seguir o seguinte roteiro: inspire pelo nariz por quatro segundos, segure a respiração por outros sete e, então, solte o ar pela boca durante mais oito.

O relaxamento específico da musculatura, na tentativa de combater o estresse e ansiedade, é outra maneira que pode levar ao sono. Nesse sentido, basta ficar em uma posição confortável, já na cama, tentando tirar da mente os problemas que costumam afetá-lo no dia a dia. A ordem aqui é pensar em coisas boas. Ou, ainda, colocar bem baixinho uma música serena. Ao perceber que o sono está chegando, pare a música.

Agora, se o sono não vier de jeito nenhum, a pior atitude é ficar de olhos fechados, insistindo para dormir. O melhor nessa hora, para não provocar mais ansiedade, é levantar da cama e fazer alguma atividade. Desde, claro, que essa não deixe você ainda mais agitado. Sugestão: ler um livro.

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi