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Os maiores mitos sobre nutrição – parte 1

11 mar Os maiores mitos sobre nutrição – parte 1

O Dr. Thiago Volpi contou para nós os 20 maiores mitos relacionados à dieta e nutrição,  que ele sempre ouve no consultório e porque essas crenças antiquadas devem ser abandonadas. 😉

Déficit calórico é tudo o que importa quando se trata de perda de peso

Embora criar um déficit calórico –  queimar mais energia do que consome – seja o fator mais importante quando se trata de perda de peso, não é a única coisa que importa.

Depender apenas da ingestão de calorias não leva em conta o grande número de variáveis ​​que podem impedir alguém de perder peso, mesmo quando em uma dieta de muito baixo teor calórico.

Por exemplo, desequilíbrios hormonais, condições de saúde como hipotireoidismo, adaptações metabólicas, o uso de certos medicamentos e genética são apenas alguns dos fatores que podem tornar a perda de peso mais difícil, mesmo quando estão em uma dieta restritiva.

Este conceito também falha em enfatizar a importância da sustentabilidade e da qualidade da dieta para perda de peso. Aqueles que seguem o método “calorias ingeridas, calorias eliminadas” normalmente se concentram apenas no valor calórico dos alimentos, não em seu valor nutritivo.

Alimentos ricos em gordura não são saudáveis 

Embora essa teoria antiquada e incorreta esteja lentamente sendo posta de lado, muitas pessoas ainda temem alimentos com alto teor de gordura e seguem dietas com pouca gordura na esperança de que reduzir a ingestão de gordura beneficiará sua saúde geral.

Além disso, dietas com baixo teor de gordura tem sido associadas a um maior risco de problemas de saúde, incluindo síndrome metabólica, e podem levar a um aumento na resistência à insulina e nos níveis de triglicerídeos, que são fatores de risco conhecidos para doenças cardíacas.

Além do mais, as dietas com alto teor de gordura têm se mostrado tão eficazes – ou até mais – do que as dietas com baixo teor de gordura quando se trata de incentivar a perda de peso.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia 

Embora se pensasse que tomar café da manhã era um dos fatores mais importantes na preparação para um dia saudável, a pesquisa mostrou que esse pode não ser o caso para a maioria dos adultos.

Além disso, o jejum intermitente, durante o qual o café da manhã é ignorado tem sido associada a uma infinidade de benefícios, incluindo melhor controle de açúcar no sangue e reduções nos marcadores inflamatórios.

No entanto, é possível fazer jejum intermitente também pode ser realizado consumindo um café da manhã regular e depois fazendo sua última refeição no início da noite para manter uma janela de jejum de 14-16 horas.

Você precisa comer refeições pequenas e frequentes para uma saúde ideal

Comer refeições pequenas e frequentes regularmente ao longo do dia é um método usado por muitas pessoas com o argumento de acelerar o metabolismo e a perda de peso.

No entanto, se você é saudável, a frequência de suas refeições não importa, desde que atenda às suas necessidades energéticas.

Os adoçantes não nutritivos são saudáveis

O crescente interesse por alimentos com baixo teor de calorias, baixo teor de carboidratos e sem açúcar levou a um aumento nos produtos que contêm adoçantes não nutritivos (NNS). Embora esteja claro que uma dieta rica em açúcares adicionados aumenta significativamente o risco de doenças, a ingestão de NNS também pode levar a resultados negativos para a saúde.

Por exemplo, a ingestão de NNS pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, levando a alterações negativas nas bactérias intestinais.

A proporção de macronutrientes é mais importante do que a qualidade da dieta 

Embora ajustar as proporções macro proporcionar a saúde de várias maneiras, o fator mais importante em qualquer dieta é a qualidade dos alimentos que você ingere.

Embora seja possível perder peso comendo nada além de alimentos altamente processados ​​e shakes de proteína, enfocando somente os descontos de macronutrientes, como comer certos alimentos pode aumentar ou diminuir a saúde metabólica, o risco de doenças, a expectativa de vida e a vitalidade.

Batatas comuns não são saudáveis

Frequentemente rotulada como “prejudicial à saúde”, a batata comum é restringida por muitas pessoas que desejam perder peso ou melhorar sua saúde geral.

Embora comer muito de qualquer alimento – incluindo batata – possa levar ao ganho de peso, esses tubérculos ricos em amido são altamente nutritivos e podem ser incluídos como parte de uma dieta saudável.

Além disso, eles saciam mais do que outras fontes de carboidratos, como arroz e macarrão.

Alimentos com baixo teor de gordura e dietéticos são alternativas saudáveis 

Uma pesquisa recente mostrou que muitos itens com baixo teor de gordura e diets contêm muito mais açúcar e sal adicionados do que seus equivalentes com gordura regular. É melhor renunciar a esses produtos e desfrutar de pequenas quantidades de alimentos como iogurte integral, queijo e manteigas de nozes escolha mais saudável.

 

Seguir uma dieta de muito baixas calorias é a melhor maneira de perder peso 

Embora a redução da ingestão de calorias possa realmente aumentar a perda de peso, cortar calorias muito baixas pode levar a adaptações metabólicas e consequências para a saúde a longo prazo, levando a uma redução na taxa metabólica, aumento da sensação de fome e alterações nos hormônios da saciedade.

Suplementos de fibras são um bom substituto para alimentos ricos em fibras 

Muitas pessoas lutam para obter fibras dietéticas adequadas, razão pela qual os suplementos de fibras são tão populares. Embora os suplementos de fibras possam beneficiar a saúde, melhorando os movimentos intestinais e o controle do açúcar no sangue, eles não devem substituir os alimentos reais como vegetais, feijão e frutas, contêm nutrientes e compostos vegetais que atuam sinergicamente para promover a saúde e não podem ser substituídos por suplementos de fibras.

 

Todos os smoothies e sucos são saudáveis 

Certos sucos e vitaminas são altamente nutritivos. Por exemplo, um smoothie rico em nutrientes ou suco feito na hora composto principalmente de vegetais sem amido pode ser uma ótima maneira de aumentar a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes.

No entanto, é importante saber que a maioria dos sucos e vitaminas vendidos nas lojas são carregados com açúcar e calorias. Quando consumidos em excesso, podem promover ganho de peso e outros problemas de saúde, como cárie dentária e desregulação do açúcar no sangue.

Todos podem se beneficiar com um probiótico

Os probióticos estão entre os suplementos dietéticos mais populares do mercado.

Não apenas os sistemas digestivos de algumas pessoas são resistentes à colonização de probióticos, mas a introdução de probióticos por meio de suplementos pode levar a alterações negativas em suas bactérias intestinais.

Além disso, o supercrescimento bacteriano no intestino delgado relacionado ao uso de probióticos pode causar inchaço, gases e outros efeitos colaterais adversos.

Em vez de serem prescritos como um suplemento único, os probióticos devem ser mais personalizados e usados ​​apenas quando houver probabilidade de benefício terapêutico.

 

A perda de peso é fácil

A perda de peso não é fácil. Requer consistência, amor próprio, trabalho árduo e paciência e encontrar um padrão alimentar e de atividade nutritivo e sustentável que funcione para você.

 

Os transtornos alimentares afetam apenas as mulheres

Muitas pessoas presumem que os transtornos alimentares e as tendências alimentares desordenadas afetam apenas as mulheres. Na realidade, homens também correm o risco.

Carboidratos fazem você ganhar peso 

Assim como a gordura foi responsabilizada por promover ganho de peso e doenças cardíacas, os carboidratos foram rejeitados por muitas pessoas por temor de que o consumo desse macronutriente causaria obesidade, diabetes e outros efeitos adversos à saúde.

Na realidade, comer uma quantidade moderada de carboidratos nutritivos com alto teor de fibras, vitaminas e minerais, como raízes de vegetais ricos em amido, grãos, leguminosas, provavelmente beneficiará sua saúde – não a prejudicará.

No entanto, alimentos ricos em carboidratos como bolos, biscoitos, bebidas adoçadas e pão branco devem ser restritos, pois esses alimentos podem aumentar o ganho de peso e o risco de doenças quando consumidos em excesso.

 

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