Nosso Blog

Entre em contato

O que você acha que é Glúten?

13 Maio O que você acha que é Glúten?

Muito se ouve falar nesse tal de glúten. Mas, você sabe o que é, exatamente? O que você acha que é o Glúten?

O glúten é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte.

Ele é uma proteína presente naturalmente ou seja, não é uma invenção da indústria moderna, por exemplo, como foi o caso da gordura trans, só para fazer uma comparação.

O glúten confere elasticidade na receita de diversos alimentos, caso típico do pão: ao sovar a massa, o padeiro cria as redes de glúten, estruturas capazes de aprisionar o gás carbônico expelido pelas leveduras do fermento.

São chamadas prolamina e glutelina e elas aparecem combinadas com o amido no alimento.

A gliadina e a glutenina (que são a prolamina e a glutelina do trigo) representam a grande maioria das proteínas do trigo.

Mas, será que existe alguma relação entre a retirada do glúten e o emagrecimento?

A retirada do glúten da dieta melhora o metabolismo intestinal, pois o glúten é uma proteína de difícil digestão.

No caso de pessoas que possuem algum grau de intolerância, a retirada do glúten da dieta melhora a sensação de inchaço, como o aumento abdominal, por exemplo.

O que ocorre com as pessoas que tiram o glúten da dieta para emagrecer é que elas passam a excluir uma série de alimentos da sua rotina e começam a fazer melhores escolhas e por essa razão, emagrecem.

O que é consenso entre os especialistas é que nunca se consumiu tanto glúten como nos dias atuais e esses alimentos costumam ser mais calóricos, já que os alimentos mais ricos em glúten são os derivados do trigo, aveia, cevada, centeio e malte, como pães, massas, cerveja, pizzas e molhos.

Se o seu desejo é tirar o glúten da sua alimentação, pode optar por alimentos como:

tapioca, polvilho, farinha de arroz, pipoca, furtas, vegetais, legumes, carnes, ovos, arroz, feijão, amaranto, quinoa, fubá, mandioca, milho, linhaça, trigo sarraceno, cacau e creme de arroz.

Antes de considerar o glúten como grande vilão da sua dieta, consulte um médico para uma estratégia correta para o seu organismo, após exames completos.

Equipe Espaço Volpi 

Quero agendar uma consulta

Your html code will go here