O que a carência das principais vitaminas pode causar?

22 ago O que a carência das principais vitaminas pode causar?

Substâncias orgânicas indispensáveis para a saúde do nosso corpo, as Vitaminas são incorporadas através da alimentação. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes.

“As vitaminas são essenciais pra a funcionalidade do nosso organismo. Quando existe a carência delas podemos sofrer problemas adversos.” comenta a nutricionista do Espaço Volpi, Gabriela Amaral!

A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais.

Segundo Gabriela Amaral, nutricionista do Espaço Volpi, “a falta de uma nutrição adequada pode trazer fragilidade para o corpo humano, podendo abrir espaço para ameaças como vírus, bactérias, fungos e consequentemente gripes, resfriados e infecções. O sistema imunológico atua combatendo esses agentes porém é necessário uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e nutrientes: verduras, legumes, frutas e grãos.”

As vitaminas são divididas em dois grupos, conforme a substância na qual se dissolvem:
Vitaminas lipossolúveis: São as vitaminas solúveis em gordura e por isso podem ser armazenadas. Fazem parte deste grupo as vitaminas A, D, E e K.
Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas do complexo B e a vitamina C, solúveis em água. Elas não podem ser armazenadas no corpo, tornando raro os casos de hipervitaminose. Também são absorvidas e excretadas rapidamente.

Dentro das Lipossolúveis, podemos destacar 2 vitaminas importantes:

Vitamina A

A vitamina A é importante no crescimento, pois forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratório, digestivo e urinário e também é importante para a visão.

“Essencial para visão, pele e ossos. Consumo adequado pode ajudar no crescimento ósseo, pele, mucosa e retina”, comenta Gabriela Amaral.

Os alimentos que podem ser considerados fontes de Vitamina A são: Fígado, rim, nata, manteiga, leite integral, gema de ovo, queijo e peixes oleosos. Fontes de carotenos presentes na cenoura, abobrinha, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, agrião, espinafre.

Vitamina D

Importante no fortalecimento dos ossos e dentes, a Vitamina D ajuda também na coagulação do sangue. Ela também participa da absorção e utilização de dois sais importantes: o cálcio e o fósforo.

Segundo Gabriela Amaral, essa vitamina é “fundamental para crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes das crianças, útil contra o raquitismo. O déficit está associado com sintomas depressivos e doenças metabólicas e degenerativas.”

Através dos leites e derivados, margarinas e cereais enriquecidas, peixes gordos, ovos, levedo de cerveja, conseguimos absorver essa vitamina!

Já nas Vitaminas Hidrossolúveis, podemos citar duas importantes:

Vitamina C

A vitamina C preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos e aumenta a cicatrização. Importante também na síntese de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares.

“Essa vitamina atua como antioxidante, ajuda o sistema imunológico e aumenta absorção de ferro dos alimentos”, conta nossa nutricionista, Gabriela Amaral.

Como fonte dessa vitamina, podemos citar as frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã, tomate, batata inglesa, batata doce, repolho, brócolis.

Complexo B( B1, B2, B3, B5, B6 e B12)

As vitaminas do complexo B se destacam como uma grande e verdadeira família nutricional para a nossa vida. Compostas por 8 tipos, elas são essenciais para fornecer energia ao organismo e cuidar da saúde mental da forma mais natural.

Segunda Gabriela Amaral, nutricionista do Espaço Volpi, elas “são de fundamental importância e atuam nos glóbulos vermelhos, sistema neurológico e imunológico, saúde da pele, cabelo e intestino”.

Os cereais integrais, as leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha etc.), o alho, a cebola, os miúdos (moela, coração etc.), os peixes, os crustáceos, os ovos e leite são considerados fontes de vitaminas do complexo B.

Por Equipe Espaço Volpi – revisão final por Gabriela Amaral (nutricionista do Espaço Volpi)

Gostou deste artigo? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!