O perigo dos alimentos ultraprocessados

Sabemos que hoje é mais difícil fazer toda a comida a partir do zero – e mesmo assim – os alimentos processados são praticamente inevitáveis. Mas existem graus de processamento e existe perigo nos alimentos ultraprocessados.

O processamento mínimo limpa os alimentos, preserva ou remove as partes não comestíveis – como a pele externa de um grão de café, por exemplo.

Além da moagem, esses processos incluem refrigeração, congelamento, fermentação, pasteurização e embalagem a vácuo. A chave para mantê-lo mínimo é que o conteúdo nutricional dos alimentos ainda seja praticamente o mesmo.

Farinhas e massas integrais também são alimentos minimamente processados, bem como alguns ingredientes de cozinha, como o azeite de oliva extra virgem e o óleo de coco.

Depois que é adicionado açúcar, sal ou gorduras à mistura, o processamento não é mais “mínimo”.

Pães frescos, alguns queijos e peixe enlatado também ficam fora da categoria minimamente processados. Ainda assim não podemos considerá-los ultraprocessados.

O que é o ultraprocessamento?

O ultraprocessamento inclui várias etapas. por exemplo, adicionando sal e conservas.

O processo também traz ingredientes – geralmente com nomes irreconhecíveis, incluindo cores e sabores artificiais e emulsificantes, destinados a tornar a aparência ou a textura dos alimentos mais atraentes.

Refrigerantes, cereais açucarados e batatas fritas são ultraprocessados, juntamente com muitos outros petiscos e assados embalados, algumas refeições congeladas e alguns biscoitos.

Palavra de especialista:

Segundo o Dr. Diogo Simão, médico aqui do Espaço Volpi:

“Os alimentos ultraprocessados Você está introduzindo ingredientes que não existem naturalmente nos alimentos e que são trazidos apenas pela preparação humana. Você basicamente destrói a estrutura dos alimentos e a reorganiza – introduzindo uma nova matriz alimentar.”

E o que é uma matriz alimentar?

É a estrutura da comida. E não são apenas os componentes de um alimento, como a vitamina C e as fibras que tornam um alimento nutritivo. É também a estrutura dele.

Isso significa dizer que, mesmo que um alimento ultraprocessado contenha certas vitaminas e nutrientes, ele ainda não seria tão nutritivo quanto um alimento inteiro.

É por isso que, por exemplo, um alimento inteiro rico em fibras é melhor para você do que, por exemplo, uma barrinha de cereais repleta de açúcar e corante caramelo.

Qual é o dano em alimentos ultraprocessados?

Pesquisas vinculam alimentos ultraprocessados a vários problemas de saúde. Quem consome essas comidas são mais propensas a serem obesas, e também têm diabetes, doenças cardíacas e vasculares (que podem levar a um AVC).

Um estudo recente até ligou esses alimentos ultraprocessados ao risco de câncer. Os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares e os registros de saúde de 104.980 adultos por 5 anos.

Aqueles que ingeriram os alimentos mais ultraprocessados tiveram maior probabilidade de contrair algum tipo de câncer durante o período do estudo.

Os pesquisadores analisaram o risco de câncer com base no número médio de porções por dia durante os cinco anos. Para cada aumento de 10% na ingestão de alimentos ultraprocessados, houve um aumento de 12% no risco geral de câncer.

Não é possível afirmar com certeza se o dano dos alimentos ultraprocessados está o que esses alimentos contém ou no que falta neles.

Certos produtos químicos como conservantes, adoçantes (mesmo sem calorias) podem interferir no metabolismo.

E se você está comendo algo ultraprocessado com frequência, ao invés de comer uma maçã ou outra fruta, por exemplo, está ingerindo quantidades de ingredientes não naturais, que a longo prazo podem causar males à sua saúde.

Por Equipe Espaço Volpi

[action full_width=’yes’ content_in_grid=’yes’ type=’normal’ icon=” icon_size=” icon_color=’#254066′ custom_icon=” background_color=” border_color=” show_button=’yes’ button_text=’Clique Aqui’ button_link=’https://conteudo.espacovolpi.com.br/o-perigo-dos-alimentos-ultraprocesssados’ button_target=” button_text_color=” button_hover_text_color=” button_background_color=” button_hover_background_color=” button_border_color=” button_hover_border_color=”]

Quero agendar uma consulta

[/action]

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi