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Leite e melancia na luta contra a depressão

02 mar Leite e melancia na luta contra a depressão

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 7 % dos brasileiros adultos já foram diagnosticados com depressão. Isso equivale a cerca de 11 milhões de pessoas, sendo que a metade usa medicamentos para combater o problema. Mas a questão é ainda mais delicada, pois as estatísticas em geral apontam que cerca de 20% da população pode sofrer desse mal. De fato, o uso de medicamentos com acompanhamento médico, associado à terapia, são indicações corretas para controlar a depressão, um transtorno mental que provoca apatia, alteração de humor e até dor de cabeça. Essa doença está relacionada, por exemplo, à produção de serotonina, um tipo de neurotransmissor cerebral que controla funções como a sensação de bem-estar e o humor. E pode ser agravada por situações de estresse, em pessoas com predisposição. No combate à depressão, alguns alimentos são úteis justamente por aumentar a oferta de serotonina no organismo. Para que isso ocorra é preciso consumir nutrientes como triptofano (um tipo de aminoácido), minerais como magnésio e cálcio, e vitaminas como a B6, que são precursores da serotonina. Nesse sentido, o leite e o iogurte, fontes de cálcio, entram na luta contra a depressão. Assim como a melancia, o abacate, o mamão, a banana, a tangerina e o limão, frutas ricas em triptofano. Vale lembrar que esses alimentos são coadjuvantes na luta contra a depressão. Medicamentos e terapia continuam sendo os protagonistas nessa guerra.

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