Diferença entre objetivos e metas no emagrecimento

Entenda a diferença entre metas e objetivos dentro do emagrecimento e aprende a construir um caminho inteligente que te ajude a uma vida mais saudável.

Geralmente quando uma pessoa se refere a uma meta de emagrecimento a resposta é objetiva como, por exemplo, perder 10 kg ou ainda atingir 22% de gordura. Entretanto esse é o objetivo e não a meta.

Meta e objetivo são duas coisas diferentes. Objetivo é o seu ponto final, onde você deseja chegar, já a meta é o caminho que você toma para você chegar até onde deseja.

Um ponto importante para traçar um objetivo é fazer três perguntas pessoais: Por quê? Quando? E como? Você deve saber o ‘porquê‘, assim você encontrará a sua motivação principal e poderá resgatá-la nos momentos de dificuldade. O ‘quando‘ ajudará você a não procrastinar o início ou as atitudes necessárias para emagrecer. E o ‘como‘ serve para você desenhar o caminho e os novos comportamentos que te levarão ao emagrecimento e dessa forma desenhar as suas metas.

Para estabelecer metas inteligentes que levem ao sucesso no emagrecimento é necessário que elas tenham algumas características especiais. Essas características foram propostas por Doran em 1981 e é chamando de metas SMART, que em inglês significa inteligente. Para Doran as características das metas inteligentes são: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.

Um exemplo é fazer o treino de HIIT de 20 minutos, 2 vezes na semana, pelo próximo mês. Perceba que a meta não é apenas ir a academia, ela é específica, fazer o treino de HIIT de 20 minutos. Mensurável, ou seja, você consegue quantificar, 2 vezes na semana. Ela é alcançável, pois me propus a fazer 2 vezes, pois eu sei que dificilmente conseguiria fazê-la 3 vezes. Ela é relevante, pois o HIIT é um excelente método de exercício físico para emagrecer, que me ajudará a chegar ao meu objetivo. E é temporal, farei pelo próximo mês e após isso eu refarei as minhas metas com exercício.

Você pode aplicar as metas SMART nos diferentes pilares do emagrecimento, colocando a sua alimentação, os seus exercícios mentais e a comunidade de apoio. E lembre de sempre avaliar como está a execução e os resultados das suas metas.

Fonte

Fique por dentro das

Novidades Volpi

Melhores lanches Low Carb
Dieta

Melhores Lanches Low Carb

Descubra os melhores lanches low carb: Maçãs e Queijo Sabores doces e salgados são um ótimo lanche. Misture uma xícara de maçã com uma pitada

Ler mais
Emagrecimento

O que é a dieta slow carb?

O que é a dieta slow carb? É uma dieta baixa em carboidratos com baixo índice glicêmico geralmente é rica em carboidratos “bons” (como legumes

Ler mais