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Dietas com baixo teor de carboidratos ou baixa gordura, qual é o melhor para perda de peso

10 ago Dietas com baixo teor de carboidratos ou baixa gordura, qual é o melhor para perda de peso

Dietas com baixo teor de carboidratos ou baixa gordura, qual é a melhor para perda de peso

Muitas pessoas procuram dietas com pouca gordura para ajudá-las a perder peso e aumentar a queima de gordura.

No entanto, pesquisas recentes mostram que dietas com pouco carboidrato podem ser mais eficazes.

Dietas com pouco carboidrato aumentam a perda de gordura, reduzem a fome e equilibram os níveis de açúcar no sangue.

Portanto, você pode se perguntar qual é o melhor para perda de peso.

 

Um pouco de cada dieta

Embora os dois tenham o objetivo de ajudar você a perder peso, as dietas com pouco carboidrato e com pouca gordura são estruturadas de maneira diferente.

Dieta de baixo teor de carboidratos

Alimentos Low Carb

Dietas com pouco carboidrato limitam sua ingestão de carboidratos em vários graus:

  1. Dietas com muito baixo carboidrato:

    Menos de 10% do total de calorias diárias ou 20 a 50 gramas por dia em uma dieta de 2.000 calorias

  2. Dietas com baixo teor de carboidratos:
    Menos de 26% do total de calorias diárias ou menos de 130 gramas por dia em uma dieta de 2.000 calorias
  3. Dietas moderadas de carboidratos:
    26-44% do total de calorias diárias

Observe que dietas muito baixas em carboidratos geralmente são cetogênicas, o que significa que elas restringem significativamente a ingestão de carboidratos para induzir a cetose, um estado metabólico no qual seu corpo utiliza gordura para obter energia ao invés de usar a energia dos carboidratos.

 

Dieta com pouca gordura

Alimentos Low Fat

Dietas com pouca gordura envolvem restringir a ingestão de gordura a menos de 30% do total de calorias diárias.

Alimentos com alto teor de gordura, como óleos de cozinha, manteiga, abacate, nozes, sementes e laticínios gordurosos, geralmente são limitados ou proibidos.

Ao invés disso, você deve comer alimentos naturalmente com pouca gordura, como frutas, legumes, grãos integrais, claras de ovos, legumes e aves sem pele.

Alimentos com pouca gordura, como iogurte desnatado, leite desnatado e cortes magros de carne bovina e suína também são às vezes permitidos.

É importante observar que alguns produtos com pouca gordura, como iogurte, podem adicionar açúcar ou adoçantes artificiais.

 

Qual é o melhor para a sua saúde?

Vários estudos compararam os efeitos de dietas com baixo teor de carboidratos e baixa gordura na perda de peso, além de vários outros aspectos da saúde.

Perda de peso

A maioria das pesquisas sugere que dietas com pouco carboidrato são muito mais eficazes para perda de peso a curto prazo do que dietas com pouca gordura

De acordo com um estudo em pessoas com obesidade, aqueles que seguiram uma dieta baixa em carboidratos perderam mais de 3 vezes o peso do que aqueles que seguiram uma dieta com pouca gordura e restrita a calorias.

Em um pequeno estudo de 12 semanas, adolescentes com excesso de peso que seguiram uma dieta baixa em carboidratos perderam uma média de 9,9 kg, em comparação com apenas 4,1 kg para aqueles em uma dieta com pouca gordura.

No entanto, outras pesquisas sugerem que dietas com baixo teor de carboidratos e com pouca gordura podem ser igualmente eficazes a longo prazo.

De acordo com uma revisão de 17 estudos, os participantes perderam significativamente mais peso em uma dieta baixa em carboidratos do que em uma dieta baixa em gordura. Embora a dieta pobre em carboidratos ainda seja mais eficaz após 12 meses, a diferença entre os dois diminuiu lentamente ao longo do tempo.

Equipe Espaço Volpi

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