Dieta volumétrica, o que é?

Dieta volumétrica, o que é?

Na dieta volumétrica, a comida é dividida em quatro grupos:

Categoria 1 (densidade muito baixa) inclui frutas e verduras, leite desnatado e sopa à base de caldo.

Categoria 2 (baixa densidade) inclui frutas e vegetais ricos em amido, grãos, cereais matinais, carne com baixo teor de gordura, legumes e pratos mistos com baixo teor de gordura, como pimenta e espaguete.

Categoria 3  (densidade média) inclui carne, queijo, pizza, batata frita, molho para salada, pão, biscoitos, sorvete e bolo.

Categoria 4 (alta densidade) inclui biscoitos, salgadinhos, bombons de chocolate, biscoitos, nozes, manteiga e óleo.

Na dieta volumétrica, a premissa é que você se concentre nas categorias um e dois e consuma as categorias 3 e 4 apenas eventualmente e com porções bem reduzidas.

O objetivo é aprender a filosofia da Volumetria e aplicá-la onde puder durante o dia.

Veja onde você pode substituir um item da categoria quatro (batata branca cozida) por um item da categoria um (batata doce), por exemplo.

Caldos

Para iniciar a dieta volumétrica, procure alimentos com muita água, como caldos, que geralmente variam entre 80% e 95% de água.

Leite desnatado

Esse alimento da categoria um deve substituir o leite integral, inclusive nas receitas.

Batatas doces

Vegetais sem amido ou com amido baixo se enquadram na categoria 1, então troque categorias posteriores por itens de categoria um ou dois, como batata-doce.

Abóbora

Legumes ricos em amido, como a abóbora, se enquadram na categoria 2.

Cenouras com homus

Ao invés de batatas fritas com com catchup por exemplo, pegue um saco de cenouras de baixa densidade e mergulhe-as em homus, que tem o grão de bico como protagonista.

Massa

Como a água aumenta o peso dos alimentos sem acumular calorias adicionais, você deve iniciar esta dieta com alimentos ricos em água, como massas.

Pipoca

Uma tigela de pipoca é um ótimo lanche depois do jantar que ajudará a combater a fome até tarde da noite. Mas adicione manteiga com moderação, pois é alta densidade e deve ser mantida em quantidades menores.

Frango.

Os cortes magros de frango ou peixe se enquadram na categoria dois e podem ser incorporados à sua dieta regularmente.

Equipe Espaço Volpi

[action full_width=’yes’ content_in_grid=’yes’ type=’normal’ icon=” icon_size=” icon_color=” custom_icon=” background_color=” border_color=” show_button=’yes’ button_text=’Clique Aqui’ button_link=’https://conteudo.espacovolpi.com.br/dieta-volumetrica’ button_target=” button_text_color=” button_hover_text_color=” button_background_color=” button_hover_background_color=” button_border_color=” button_hover_border_color=”]

Quero agendar uma consulta

[/action]

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi