Dieta Flexitariana x Dieta Cetogênica

Diferenças e semelhanças entre Dieta Flexitariana x Dieta Cetogênica

Dieta Flexitariana

Essa é uma dieta onde o consumo de carne é reduzido, mas sem abrir mão totalmente da proteína animal.

Também conhecida como dieta flex, ela se caracteriza por combinação de flexível e vegetariano e está entre os planos alimentares mais populares nos dias de hoje (ao lado da cetogênica).

Adotar a dieta flexitariana significa comer principalmente alimentos de origem vegetal – frutas, verduras, legumes, grãos – mas não somente isso.

Carnes podem ser consumidas ocasionalmente – é por isso que o flexitarianismo também tem sido chamado de “vegetarianismo casual”, mas isso significa uma grande redução em relação ao que entra no prato.

Quais são os benefícios da Dieta Flexitariana?

Como essa dieta defende a adição de uma maior variedade de alimentos às refeições, ela pode ser extremamente benéfica para a saúde.

O segredo para evitar a carência de proteína, nutriente indispensável para os músculos, é simples: nos dias só de vegetais, as refeições principais combinam grãos variados. Aumentar a quantidade de folhas e legumes é outra estratégia da dieta.

Um cardápio com menos ingestão de carne e rico em fitoquímicos (substâncias naturais que fazem bem à saúde) dos vegetais permite que o corpo produza menos radicais livres – uma espécie de sujeira que provoca inflamações nas células.

O resultado? Menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Já o emagrecimento pode ser uma consequência, uma vez que os alimentos mais naturais e menos processados engordam menos.

Dieta cetogênica

A dieta cetogênica é uma dieta com baixíssimo carboidrato e alto teor de gordura, que compartilha muitas semelhanças com as dietas Atkins e Low-Carb.

Nela, é necessário reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos e substituí-lo por gordura boas. Essa redução de carboidratos coloca seu corpo num estado metabólico chamado cetose.

Quando isso acontece, seu corpo se torna incrivelmente eficiente na queima de gordura para obter energia. Também transforma gordura em cetonas no fígado, que podem fornecer energia para o cérebro.

Quais são os benefícios da Dieta Flexitariana?

Dietas cetogênicas podem causar reduções maciças nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Isso, juntamente com o aumento de cetonas, traz inúmeros benefícios à saúde.

Estudos comprovam que as pessoas que adotam uma dieta cetogênia, perdem 2 vezes mais peso do que aquelas que adotam uma dieta low-carb ou com restrição de calorias.

Os níveis de triglicerídeos e colesterol HDL também melhoram.

Mas é uma dieta que precisa de uma boa dose de foco para ser seguida.

Equipe Espaço Volpi

[action full_width=’yes’ content_in_grid=’yes’ type=’normal’ icon=” icon_size=” icon_color=” custom_icon=” background_color=” border_color=” show_button=’yes’ button_text=’Clique aqui’ button_link=’http://espacovolpi.rds.land/dietaflexitarianaxdietacetogenica’ button_target=” button_text_color=” button_hover_text_color=” button_background_color=” button_hover_background_color=” button_border_color=” button_hover_border_color=”]

Quero agendar uma consulta

[/action]

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi