Como adaptar a dieta ao horário de verão?

O horário de verão começou!!! Os primeiros dias após o novo horário entrar em vigor são fundamentais para que a alimentação também acerte os ponteiros. O desequilíbrio no organismo durante esses dias pode afetar os hábitos alimentares e influenciar também na dieta.

Tem gente que ama esse período e aproveita para fazer atividades físicas e curtir o dia, já outras pessoas sofrem para se adaptar e se sentem mais cansadas. A fome muitas vezes chega no horário diferente do habitual, mas até o organismo entender a mudança é interessante manter os hábitos alimentares de antes do horário de verão.

A primeira coisa a se fazer é cuidar do sono, ele geralmente é o maior prejudicado com a mudança de horário. Não é porque o sol vai demorar mais a se por que você deve também passar a dormir mais tarde, afinal, o despertador continuará tocando no mesmo horário na manhã seguinte. O sono, um dos principais aliados do controle alimentar, é o mais afetado pela mudança de horário, e isso pode alterar a produção natural de alguns hormônios, como a melatonina.

Passados os 10 primeiros dias, caso o corpo ainda não esteja adaptado a sentir sono no horário adequado, é interessante procurar um médico, e uma suplementação de melatonina pode ajudar a entrar no ritmo do novo horário.

Escolher alimentos que ajudam a ter uma noite de sono tranquila também é importante. A sugestão é optar por itens com elevada carga hídrica, ou seja, bastante água em sua composição. O maracujá, por exemplo, não faz apenas parte das tradições de nossas avós para acalmar. Ele contém passiflora, substância com propriedades relaxantes. A banana é outro bom exemplo de fruta que contribui para o sono, já que é fonte de magnésio e triptofano, que também ajudam o corpo a relaxar.

dieta

MAS, COMO ADAPTAR A DIETA AO HORÁRIO DE VERÃO?

 

1. Aumentar o consumo de líquidos

Manter se hidratado é fundamental, principalmente, nos dias mais quentes como os desta época do ano;

dieta

2. Rotina adaptada

Tente manter os horários das refeições na primeira semana, e então nos próximos dias o organismo já estará adaptado;

3. Alimentos leves e naturais

As carnes magras são sempre boas opções, principalmente à noite; pois não dificultam a digestão, evitando a sensação de mal estar. O calor pede alimentos mais leves e in natura, como frutas, verduras e legumes;

4. Lanchinhos fáceis em mãos

Para evitar a fome excessiva e os abusos em refeições seguintes é interessante ter algum lanche saudável sempre em mãos, as oleaginosas são uma boa opção.

Fonte

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi