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Dicas para diminuir a compulsão por doces

20 dez Dicas para diminuir a compulsão por doces

O açúcar é encontrado em muitos alimentos e é quase impossível evitá-lo por
completo. A dependência do açúcar ou compulsão por açúcar é uma preocupação real
na saúde. Estudos demonstram que estamos ingerindo uma quantidade muito grande
de açúcar e alimentos processados e, como consequência disso, estamos mais
obesos e doentes. E tudo isso não aconteceria se o açúcar não fosse tão bom.
Algumas pesquisas sugerem que o açúcar pode viciar tanto quanto cocaína!!
Ele se torna mais tentador ainda para as pessoas mais ansiosas e estressadas, pois
pode trazer uma sensação transitória de prazer e calma. Mas o preço é alto, quanto
mais açúcar se come mais vontade de açúcar você terá. O excesso de açúcar ou
carboidratos simples causa um pico de glicemia no sangue e depois uma queda de
açúcar e energia, fazendo com que seu corpo queira mais energia rápida na forma de
alimentos calóricos e açucarados. Como fugir desse ciclo vicioso?
As dicas a seguir, vão ajudar a reduzir a ingestão e consequentemente, a vontade de
açúcar:
1 – Coma mais alimentos integrais e alimentos na sua forma natural. Comendo
alimentos naturais você automaticamente reduz a ingestão de açúcar, pois eles não
têm açúcar adicionado.
2 – Coma mais proteínas – quando você come a quantidade suficiente de proteína em
todas as refeições (15 a 20 gr de proteína por refeição) você estabiliza os níveis de
açúcar no sangue e evita os ataques aos doces.
3 – Coma mais gordura boa – vale a mesma regra da proteína. Ou seja, se você comer
a quantidade de gordura suficiente nas refeições você estará menos sujeito a ter
compulsão por doces. As gorduras boas também ajudam a regular os níveis de açúcar
no sangue e saciam por mais tempo. Fontes de gorduras “do bem”: abacate,
castanhas, sementes, coco.
4 – Tenha opções de alimentos saudáveis e práticos à disposição – com alguns
minutos e um pouco de criatividade dá pra fazer um monte de receita saborosa e
saudável, como frutas picadas ou congeladas, por exemplo.
5 – Evite usar o açúcar para aliviar o estresse – o açúcar pode reduzir o estresse, mas
é uma solução de curto prazo com consequências indesejáveis. Pare, respire, pense:
comida e açúcar não são as melhores soluções para seu problema. Faça uma lista de
coisas que você gosta e que podem ajudar a te acalmar e se sentir bem. Pode ser
meditação, ioga, atividades físicas intensas ou tranquilas, uma caminhada em um
lugar bonito ou um banho quente num dia frio, assistir vídeos engraçados ou ler um
livro.
6 – Permita-se de vez em quando – evite os alimentos processados que não vão fazer
bem para seu corpo e sua mente mas comer um bolo de aniversário às vezes não vai
destruir a vida saudável que você está conquistando. Se seguir as dicas acima a
tendência é que você não exagere. Então não se sinta culpado por comer um docinho
aqui ou acolá.

(Por Equipe Espaço Volpi)

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