Nosso Blog

Entre em contato

As melhores fontes de proteínas vegetais

31 jul As melhores fontes de proteínas vegetais

As melhores fontes de proteínas vegetais

Muitos dos nossos pacientes têm curiosidade sobre quais são as melhores fontes de proteínas vegetais para quem quer diminuir o consumo de carnes ou deseja seguir uma dieta vegetariana.

E é muito importante nutrir-se adequadamente de proteínas para um suporte adequado ao bom funcionamento do organismo.

Melhores proteínas vegetais:

Amaranto

Semelhante a quinoa, com grãos menores.

Numa xicara de amaranto cozido, pode haver 9,3 gramas de proteína e todos os aminoácidos essenciais em abundância, ferro, vitaminas do Completo B e magnésio.

Amaranto

 

 

 

 

 

 

 

Aveia

Rica em proteína, aminoácidos, vitaminas do Complexo B, cálcio e triptofano.

Aveia

 

Brocólis

Uma xícara de brócolis oferece 2,6 gramas de proteína, incluindo todos os aminoácidos essenciais, além de folatos, manganês, potássio e vitaminas C e K – com apenas 31 calorias.

Brócolis

 

Chia

Em apenas duas colheres de chá dessa semente poderosa, estão 5 gramas de proteína completa, ou seja, com todos os aminoácidos que o seu corpo precisa, além de ômega 3, ferro, cálcio e zinco.

Chia

 

Espinafre

Uma xícara desse vegetal oferece 0,9 grama de proteína, o equivalente a 2,9 gramas de nutriente em 100 gramas da planta. As proteínas são responsáveis por 30% das calorias desse alimento.

Espinafre

Feijão

O feijão é uma leguminosa que tem variedade para todos os gostos – azuki, branco, preto, carioca, fradinho, verde e todos tem uma boa quantidade de proteínas – 7 gramas de proteínas por xícara e bastantes aminoácidos.

Dica importante: os feijões precisam ficar de molho, por pelo menos, 12 horas antes de cozinhar, com troca de água por pelo menos duas vezes, para evitar o acúmulo de gases (o que faz muitas pessoas desistirem de comer feijão).

Feijões

Grão-de-bico

O Grão-de-bico é um grão excelente em proteínas. Com meia xícara de grão de bico cozido é possível alcançar 7,3g de proteínas e todos os aminoácidos que o corpo precisa.

Grão-de-bico

 

Lentilha

Vamos chama-lo de super grão. Em uma porção de 100 gramas de lentilha, 8,9 gramas são de proteína completa, com todos os aminoácidos que o seu corpo precisa.

Além disso, ela é rica em fibras, o que dá uma sensação de saciedade.

Lentilha

Pasta de amendoim

A pasta de amendoim oferece 8g de proteínas a cada 2 colheres de sopa.

Contém todos os aminoácidos essenciais, com concentração maior de fenilalanina e tirosina.

Pasta de Amendoim

 

Quinoa

Grão essencial para quem deseja adotar uma dieta com proteínas vegetais.
A quinoa é uma proteína vegetal completa, que contém todos os nove aminoácidos que nosso corpo necessita.
Uma xícara de quinoa cozida (mais ou menos 185 gramas) vai nos dar 8g de proteínas e valores altos em aminoácidos essenciais e também ferro, manganês, magnésio.

Quinoa

Tofu

O tofu, assim como outros derivados da soja contém grande quantidade de proteína.

Em cerca de 150g de tofu podemos encontrar 10,2 gramas de proteínas e quantidades muito altas de todos os aminoácidos, exceto a metionina, que está presente, mas em quantidades menores.

Tofu tostado

Equipe Espaço Volpi

Espaço Volpi

Quero agendar uma consulta

Your html code will go here