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30 DIAS SEM AÇÚCAR

10 fev 30 DIAS SEM AÇÚCAR

Desafie-se a ficar 30 dias sem açúcar.

De molhos de tomate à pães integrais, o açúcar adicionado pode ser encontrado até mesmo nos produtos mais inesperados.

Muitas pessoas dependem de alimentos rápidos e processados ​​para refeições e lanches. Uma vez que esses produtos geralmente contêm açúcar adicionado, eles constituem uma grande proporção de sua ingestão calórica diária.

Pesquisas apontam que o consumo de açúcar é uma das principais causas da obesidade e de muitas doenças crônicas, como o diabetes tipo 2.

Listamos aqui, 11 razões pelas quais seria interessante você diminuir a ingestão de açúcar no seu dia a dia.

Pode causar ganho de peso
Os produtos ultraprocessados são ricos em açúcar (e em sódio também). Esse açúcar adicionado, especialmente em bebidas e sucos aparentemente naturais, é considerado um dos principais culpados pelo aumento da obesidade no Brasil e no mundo.

Pode aumentar o risco de doenças cardíacas
As dietas ricas em açúcar têm sido associadas a um risco aumentado de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, a causa número um de morte em todo o mundo.

As evidências sugerem que as dietas ricas em açúcar podem levar à obesidade, inflamação e níveis elevados de triglicerídeos, açúcar no sangue e pressão arterial – todos fatores de risco para doenças cardíacas.

Tem sido associado à acne
Uma dieta rica em carboidratos refinados, incluindo alimentos e bebidas açucarados, foi associada a um maior risco de desenvolver acne.

Alimentos ricos em açúcar aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina, causando aumento da secreção de andrógenos, produção de óleo e inflamação, os quais desempenham um papel no desenvolvimento da acne.

Aumenta o risco de diabetes tipo 2
A obesidade, que geralmente é causada pelo consumo de muito açúcar, é considerada um fator de risco mais forte para diabetes.

Além do mais, o consumo prolongado de alto teor de açúcar aumenta a resistência à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula os níveis de açúcar no sangue.

Uma dieta rica em açúcar pode causar obesidade e resistência à insulina, fatores de risco para diabetes tipo 2.

Pode aumentar o risco de depressão
Assim como uma dieta saudável pode ajudar a melhorar o seu humor, uma dieta rica em açúcar e alimentos processados ​​pode aumentar suas chances de desenvolver depressão.

Pesquisadores acreditam que oscilações de açúcar no sangue, desregulação de neurotransmissores e inflamação podem ser razões para o impacto prejudicial do açúcar na saúde mental.

Pode acelerar o processo de envelhecimento da pele
Escolhas alimentares inadequadas podem piorar a formação de linhas, rugas e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Os produtos finais de glicação avançada (AGE) são compostos formados por reações entre o açúcar e a proteína em seu corpo. Eles são suspeitos de desempenhar um papel fundamental no envelhecimento da pele.  Eles danificam o colágeno e a elastina, que ajudam a pele a manter sua aparência mais jovem.


Pode aumentar o envelhecimento celular
Telômeros são estruturas encontradas no final dos cromossomos, que são moléculas que contêm parte ou toda a sua informação genética. Atuam como capas protetoras, evitando que os cromossomos se deteriorem ou se fundam.

Embora o encurtamento dos telômeros seja uma parte normal do envelhecimento, escolhas de estilo de vida pouco saudáveis ​​podem acelerar o processo, como consumir grandes quantidades de açúcar.

Drena sua energia
Alimentos com alto teor de açúcar aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina, levando a um aumento de energia.

No entanto, esse aumento nos níveis de energia é passageiro.

Produtos que são carregados com açúcar, mas com falta de proteína, fibra ou gordura levam a um breve aumento de energia que é rapidamente seguido por uma queda acentuada no açúcar no sangue.

Ter oscilações constantes de açúcar no sangue pode levar a grandes flutuações nos níveis de energia.

Como reduzir a ingestão de açúcar

O açúcar adicionado em excesso tem muitos efeitos negativos para a saúde.

Embora consumir pequenas quantidades de vez em quando seja perfeitamente saudável, você deve tentar reduzir o açúcar sempre que possível.

Felizmente, o simples fato de se concentrar em comer alimentos naturais e não processados, diminui automaticamente a quantidade de açúcar em sua dieta.

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