O mito do gordinho saudável

A ideia de que você pode estar acima do peso ou com obesidade, mas continuar sendo saudável, é um mito, segundo uma pesquisa feita pela Annals for Internal Medicine com 61 mil pacientes, conduzido por cientistas canadenses e faz cair por terra o conceito de obesidade saudável.

De acordo com este estudo, mesmo que pessoas com excesso de peso não possuam problemas de saúde como pressão alta, colesterol alto ou outras condições metabólicas associadas a obesidade, elas têm uma maior chance de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas com peso normal, mesmo com exames dentro do normal. Isso porque quando o individuo é jovem ou possui uma reserva metabólica funcional orgânica, ele compensa as alterações que vem na esteira da obesidade. Porém conforme o tempo passa, a reserva funcional pode não ser mais suficiente e ele passa a apresentar problemas mais sérios.

Pessoas obesas (IMC — Índice de Massa Corpórea — entre 30 e 35) ou com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) têm risco 24% maior de morte prematura causada por problemas súbitos como o infarto, quando comparados aos que estão dentro do peso.

Desta forma, manter-se no peso adequado é uma questão que vai muito além de uma melhora na aparência física. É uma preparação para uma vida mais longeva e saudável. Pense nisso.

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi