Os muitos benefícios dos chás

Não importa a estação, o chá pode ser uma bebida saborosa, pois pode ser servida gelada ou quente.

Mas seus benefícios vão muito além do refresco. Existem muitas pesquisas mostrando que beber chá pode realmente melhorar sua saúde.

Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, envolveu mais de 100.000 adultos na China e descobriu que aqueles que bebiam chá regularmente eram menos propensos a desenvolver doença cardiovascular aterosclerótica ou morrem prematuramente por qualquer causa – particularmente acidente vascular cerebral – em comparação com outros durante um acompanhamento de sete anos. O chá verde parecia ter um efeito mais forte que o chá preto.

O chá, especialmente o chá verde, é uma rica fonte de flavonóides, compostos bioativos que podem diminuir o estresse oxidativo, aliviar a inflamação e proporcionar outros benefícios à saúde, observaram os autores do estudo. Eles alertaram que são necessárias mais pesquisas para verificar se os resultados em adultos chineses também se aplicarão a pessoas fora do leste da Ásia.

Os chás verdes são os menos processados e tendem a ter as maiores quantidades de polifenóis, e o único tipo que contém o polifenol, a catequina, razão pela qual muitos estudos foram realizados usando apenas chás verdes. Certos chás de ervas são conhecidos por seus valores medicinais, incluindo acalmar o sistema digestivo.

Abaixo nós listamos mais 6 benefícios dos chás, além dos citados acima:

1. Chás contém antioxidantes
Os antioxidantes ajudam a manter-nos jovens e a proteger-nos dos danos causados pela poluição.

2. Chás tem menos cafeína do que café
As misturas de ervas não contêm cafeína, enquanto os chás tradicionais têm menos de 50% do que normalmente é encontrado no café. Isso significa que você pode consumi-lo sem esses efeitos desagradáveis no sistema nervoso.

3. Chás podem ajudar a proteger seus ossos
Dados de estudos recentes em animais mostraram que o chá verde pode impedir a perda óssea. A moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, é conhecida por suas propriedades medicinais e agora está rapidamente se tornando um superalimento comum. Com mais cálcio que o leite, além de ferro, vitamina A e K, o chá de moringa é um ótimo complemento para ajudar a manter os ossos fortes.

4. Chás mantém seu sorriso brilhante
Ele muda o pH da boca quando você o bebe e pode ser o que impede as cáries. Além disso, o chá, ao contrário de muitas outras bebidas, não parece corroer o esmalte dos dentes.

5. Chás impulsionam seu sistema imunológico
Estudos têm demonstrado que o chá pode sintonizar as células do sistema imunológico e alcançar seus objetivos mais rapidamente. O chá sagrado de manjericão ou tulsi tem sido usado por praticantes ayurvédicos há séculos para ajudar a manter o sistema imunológico forte após lesões ou doenças, graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

6. Chá de ervas pode acalmar o sistema digestivo
Chás de ervas, em particular camomila, podem ser bons para pessoas com síndrome do intestino irritável, porque é um antiespasmódico. E os chás de gengibre podem acalmar as náuseas.

(Por Equipe Espaço Volpi)

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi