Detox pós-festas: deixe seu organismo trabalhar

O fim de ano é época de celebração e festas com a família e amigos e a comida é uma parte importante desses encontros. Aliás, muita comida, não é verdade?
É normal acabarmos exagerando um pouco, mas depois da comilança não precisa passar uma semana à base de suco verde para se redimir dos pecados da gula, melhor fazer algo que possa te fazer bem o ano todo, o que acha?
A ideia de uma dieta “detox” é limitar o quanto pudermos o contato com toxinas que atrapalham o trabalho tão eficiente do nosso organismo. É impossível livrar-se totalmente das toxinas, pois elas estão por toda parte! Alimentos, embalagens, cosméticos, etc. Se repararmos bem, até o que vemos e ouvimos pode ser tóxico.
Separamos algumas ideias para você começar o ano fazendo uma limpeza no organismo e na mente.
– Volte a incluir saladas, legumes e frutas na sua alimentação. Dê preferência aos orgânicos, se possível. Evite os produtos industrializados, pois contêm excesso de açúcar, sódio, conservantes e corantes. Aproveite para usar temperos diferentes para tornar esses alimentos mais interessantes, como ervas e sementes oleaginosas.
– Evite bebidas alcoólicas – são calorias vazias que sobrecarregam seu fígado.
– Não se esqueça de beber bastante água. Se ajudar, compre uma garrafa ou caneca bem bonita e deixe do seu lado pra ir tomando durante o dia. Pode ser chá sem açúcar também.
– Exercício físico sempre – não tem jeito, você goste ou não, precisa incluir exercícios físicos na sua rotina diária. Se você não pratica nenhuma atividade, no começo pode achar mais difícil, ficar desanimado, mas depois verá como vai se sentir melhor e com muito mais ânimo. O exercício promove a melhora da saúde em diversos aspectos, como saúde cardiovascular, saúde mental, sistema ósseo /muscular /articular, melhora da qualidade do sono, etc.
– Durma bem – organize e planeje os seus dias e tenha em mente a importância do descanso. Na hora de dormir esqueça todo o resto, esse momento é só seu, é hora de relaxar e descansar.

(Por Equipe Espaço Volpi)

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi