Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Nutricionistas do Espaço Volpi apresentam alimentos que auxiliam no tratamento da doença.

Cerca de 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde datados de junho de 2019, isso quer dizer que 18,6 milhões de brasileiros convivem com esse transtorno. A boa noticia é que uma alimentação equilibrada pode auxiliar no tratamento.

A ansiedade é a incapacidade de lidar naturalmente com emoções futuras ou com emoções que não se tem total entendimento e controle, gerando sensações de mal-estar que prejudicam a qualidade de vida além de estar relacionado com uma série de atividades neuroquímicas e hormonais podendo desencadear o descontrole/compulsão alimentar.

A partir dessas informações os nutricionistas Gabriela Forte e Guilherme Barros, (Espaço Volpi), que acreditam em qualidade de vida aliada ao bem estar e a uma boa alimentação, listaram alguns alimentos que podem auxiliar no tratamento da ansiedade. Confira:

Frutas vermelhas
São alimentos com alta concentração de antioxidantes que auxiliam na proteção das células contra o envelhecimento, que pode ser causado pelo excesso de stress.
O stress causa uma reação inflamatória dentro do organismo e esses antioxidantes podem auxiliar nessa situação.

Açafrão
A curcumina presente no açafrão combate radicais livres reduzindo e prevenindo os danos que a reação inflamatória pode causar no nosso organismo. Isso torna o açafrão um ótimo antioxidante.

Gengibre
Também possui um alto teor de antioxidantes que ajuda a eliminar toxinas do corpo inibindo os efeito causados pelos radicais livres. O gengibre ainda é um poderoso estimulante para o sistema nervoso ajudando a potencializar o rendimento diário e o aumento de energia.

Cacau
Os chocolates com alto teor de cacau podem ser uma alimento bem vindo na dieta de pacientes que sofrem do transtorno de ansiedade além de auxiliar na produção de serotonina. Essa produção de serotonina estimulada pelo cacau auxilia na modulação do cortisol.

Linhaça
Essa semente possui alta concentração de ômega 3 e tem uma atividade antiinflamatória muito eficiente no quadro de inflamação causado pelo stress gerado pela ansiedade.

O excesso de ansiedade e stress requerem a ajuda de um especialista capaz de fazer um diagnóstico preciso e recomendar o melhor tratamento. Apresente a lista de alimentos citados para seu médico ou nutricionista verifique a melhor forma de incluí-los na dieta diária.

Por Equipe Espaço Volpi – revisão final por Gabriela Forte (coordenadora de nutrição do Espaço Volpi)

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi