5 motivos para não tomar refrigerante

Algumas vezes durante o dia temos aquela vontade de tomar um refrigerante, eis que surge a questão:

Qual é o melhor refrigerante para eu tomar? Diet, light ou zero?

A resposta é: nenhum dos três.

Independente da versão ou marca, esta bebida gaseificada faz mal à saúde. Ela possui altos índices de açúcares, conservantes, gás, sódio, entre outras substâncias prejudiciais. Além disso, o refrigerante não tem valor nutricional, favorece a retenção de líquidos, leva ao aumento de peso, altera a pressão e provoca inúmeros problemas e doenças no organismo.

A Dra. Paula Vasconcelos, aqui do Espaço Volpi, listou alguns motivos para você evitar o consumo de refrigerante, não apenas como parte de uma reeducação alimentar, mas, principalmente, como forma de melhorar sua qualidade de vida.

Motivos para não tomar refrigerante
Fonte: Shutterstock

5 Motivos para não tomar refrigerante

 

Problemas Digestivos

Por possuir um pH ácido  (semelhante ao do vinagre) e grande quantidade de gás carbônico, o refrigerante aumenta a fermentação no organismo e formando gases intestinais, o que pode causar desconfortos, dores, cólicas.

Doenças Cardíacas

Devido aos altos níveis de açúcares, sódio e cafeína em sua composição, o consumo do refrigerante aumenta as taxas de  glicose e gordura no sangue, que podem aumentar gradualmente a pressão arterial e oferecer riscos de doenças cardíacas, como o infarto.

Enfraquecimento Ósseo

O ácido fosfórico aromatizante contido nas bebidas causa aumento da acidez no sangue e dificulta o trabalho do estômago para produzir ácido gástrico. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como osteoporose, pois os ossos ficam muito mais frágeis.

Diabetes e Sobrepeso

Uma lata de refrigerante contém, em média, dez colheres de sopa de sacarose. O consumo regular faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem bastante e diminuem a ação da insulina no organismo, o que pode levar ao desenvolvimento de diabetes. Junto a isso, todo açúcar ingerido que não foi convertido em energia durante os processos metabólicos, é acumulado em forma de gordura no organismo, aumentando o ganho constante de peso.

Insônia

A cafeína é um conhecido estimulante e é responsável pela perda de sono. Nos refrigerantes, existe uma grande concentração da substância, o que provoca insônia e estresse.

Evitar o consumo de refrigerantes, todas as versões possuem diversas substâncias que podem fazer mal a sua saúde. Mudar um hábito alimentar não tarefa fácil, mas é possível fazer substituições no cardápio de forma gradativa.

Sempre que possível, troque o refrigerante por bebidas ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, como suco natural (sem açúcar), água mineral ou água de coco. Associando sempre a uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

Fonte

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi