8 dicas para preparar uma marmita saudável

Não é fácil ter uma alimentação saudável longe de casa. Quem trabalha fora muitas vezes se alimenta em restaurantes self-service e  nem sempre faz boas escolhas. Que tal, então, preparar sua própria marmita em casa, com ingredientes naturais e receitas práticas, que não exigem horas na cozinha?

A alimentação tem se tornado cada vez mais motivo de preocupação, seja pelo aumento de peso, por estética ou por economia. De acordo com a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação (ASSERT), fazer refeições fora de casa custa, em média, R$ 30,48.

marmita saudável

Por isso, os adeptos da alimentação saudável têm recorrido às tradicionais marmitas para refeições práticas e saudáveis. Além de práticas e econômicas, as marmitas podem ser grandes aliadas à qualidade de vida. Basta seguir algumas orientações e ajustar a uma alimentação adequada.

CONFIRA AS DICAS PARA UMA MARMITA SAUDÁVEL

 

Dica 01 – Cuidado ao descongelar

Retire a marmita do congelador 12 horas antes da refeição, e desça para a geladeira para descongelar lentamente. Jamais deixe a marmita degelar em cima da pia!

Dica 02 – Cuidado com molhos

Procure preparar refeições com pouco molho, porque eles podem vazar. Se possível, leve separado em outro potinho.

 

Dica 03 – Evite alguns alimentos

Evite alimentos como: queijo, ovo ou creme de leite, pois ao congelar eles têm alteração de textura e sabor.

Dica 04 – Uso de bolsa térmica

Use bolsas térmicas, elas protegem a refeição de bactérias.

Dica 05 – Congelar os vegetais

Para congelar vegetais: use a técnica do branqueamento. Ela consiste em lavar os vegetais, cortar em cubos ou rodelas, mergulhar em uma panela com água fervente e, após a fervura, jogar imediatamente na água gelada por dois a seis minutos.

marmita saudável

Dica 06 – Planejamento semanal

Planeje suas refeições, e faça um cardápio do que gostaria de comer naquela semana. Assim você não se perde, e cozinha demais ou de menos.

Dica 07 – Proteínas e Carboidratos

Procure sempre combinar uma porção de proteína (carne, peixe, frango, quinoa, grão de bico) com carboidratos (arroz, milho, cuscuz, batatas, inhame) e salada fresca.

Dica 08 – Saladas

Você pode preparar saladas no pote. Para isso, sempre comece pelo molho no fundo do pote, depois os vegetais, as folhas e por fim a proteína. Basta sacudir para o molho espalhar e bom apetite!

marmita saudável

Fonte

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi