Iogurtes proteicos invadem o mercado

Whey protein e caseína entram na receita desses laticínios, que são ideais para quem faz academia ou tem deficiência de proteína no organismo

Danone anunciou o lançamento do iogurte YoPro. Já o Vigor Protein aposta no sabor exclusivo de flocos. A marca Regina lança o de abacaxi com coco. Em comum, todos fazem questão de exibir a alta concentração de proteína — entre 14 e 25 gramas —, além da ausência de lactose e açúcar.

“Levando em consideração as individualidades de paladar e o acesso a outras fontes proteicas, como queijospeixecarne feijão, contar com alimentos enriquecidos assim pode ser uma ótima estratégia, já que eles impediriam uma deficiência desse nutriente importante para a construção de todos os tecidos do corpo”, analisa a nutricionista Bianca Naves, de São Paulo.

Os iogurtes proteicos são uma boa pedida sobretudo para quem treina ou não tem um aporte bacana de proteínas na rotina (Foto: Fcafotodigital/Getty Images)

Em outras palavras, os novos iogurtes ajudam a alcançar a recomendação diária de proteína, que deve ser de 1,5 a 2 gramas por quilo de peso. “É sempre bom ter variedade e sair da rotina. Mas, na hora da compra, vale ficar de olho no rótulo para evitar iogurtes com adição de amido e muita gordura saturada“, aconselha Bianca.

Ao natural, mas turbinado

Os adeptos do iogurte natural também podem torná-lo mais proteico. Basta recorrer a um mix de chia, linhaça e gergelim.

“Se preferir oleaginosas como castanhas e nozes, lembre-se de que, mesmo contendo gordura boa e antioxidantes, elas são opções mais calóricas e menos proteicas que as sementes”, ensina Bianca Naves.

Fonte: Goretti Tenorio – Saúde é Vital

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi