Exercício físico é ótimo no combate ao estresse

Com a rotina intensa do cotidiano, principalmente nas metrópoles, as pessoas estão cada vez mais estressadas. Os permanentes desafios enfrentados no trabalho, na família e a negligência em relação aos hábitos saudáveis (alimentação e sono adequados), são alguns dos fatores que contribuem para que o estresse afete um número crescente de pessoas.

Pesquisas indicam que, quando em excesso, o estresse pode ocasionar dificuldades de concentração, cansaço mental, agressividade, perda de memória e apatia, afetando a criatividade e a produtividade, além de provocar crises de ansiedade e prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Entretanto, uma alteração simples na rotina pode auxiliar no combate ao estresse: praticar exercício físico.

exercício físico

Musculação, natação, corrida ou caminhada, são alguns exemplos de atividades que podem ser incluídas na rotina de forma simples e produzem um grande benefício para a saúde. A prática regular de exercícios é das maneiras mais eficazes no combate ao estresse.

Dentre os benefícios da prática temos a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. Além disso, a prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento cardiovascular, evita a obesidade, o sedentarismo e  ajuda a desligar as preocupações e angústias do cotidiano, sendo uma poderosa válvula de escape.

Com que frequência devo praticar exercício físico?

 

O indicado é a prática regular, de três a quatro vezes por semana, mas, caso não seja possível, iniciar com atividades com as atividades duas vezes na semana já é um passo importante para a melhora e manutenção da sua saúde. Quando a prática da atividade física é iniciada, uma série de benefícios psicofisiológicos ocorrem por conta da liberação de alguns hormônios como:

  • Adrenalina: que atua quando ocorre um estresse físico e emocional
  • Cortisol: potente anti-inflamatório natural
  • Glucagon: atua no fígado aumentando a quantidade de glicose depositada
  • GH: hormônio de crescimento, que produz leve sensação de bem-estar
  • Endorfina: produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono
  • Quais os cuidados para começar a praticar atividade física?

exercício físico

Antes de tudo, o mais importante, é procurar seu médico e verificar se está apto e quais atividades pode realizar. Dessa forma, você poderá praticar a atividade com maior segurança, sabem que ela só proporcionará benefícios a sua saúde.

Quando for buscar uma modalidade, procure a atividade que, além dos benefícios a sua saúde, seja prazerosa. Pois, assim, ela proporcionará mais do que apenas benefícios corporais, vai auxiliar no equilíbrio mental e emocional.

Fonte

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi