Dúvidas relacionadas a dieta

dúvidas sobre dieta

19 abr Dúvidas relacionadas a dieta

O papel do nutricionista vai muito além da orientação para uma dieta saudável. Com sua ajuda é possível melhorar as funções básicas do organismo, evitar o surgimento de doenças e ainda elevar a autoestima. Por isso, reunimos as principais dúvidas relacionadas a dieta.

 

DÚVIDAS RELACIONADAS À DIETA

 

  1. Está pulando refeições?

Está pulando o café da manhã, que é a principal refeição do dia? Tente seguir o horário das refeições adequadamente.

 

  1. Está fazendo lanches apropriados?

Se não tem tempo de fazer lanches entre as refeições, tome 1 copo de iogurte desnatado, de qualquer sabor, como um lanche. Não leva mais de 30 segundos.

 

  1. Está comendo devagar? Mastiga bastante os alimentos?

Durante algum tempo, procure contar ao menos 15 mastigadas para cada bocado.

 

  1. Seus alimentos estão sendo preparados adequadamente?

Tem certeza de que não está comendo frituras, ou que não está sendo colocado muito óleo em sua refeição, muito sal? As carnes que você come são magras?

 

  1. Está comendo em um local apropriado, sem realizar outra atividade enquanto come (como ver TV, ler, escutar som, etc.)?

Sempre reserve um tempo adequado para a alimentação, quando você não deverá realizar outra atividade.

 

  1. Tem o hábito de comer alimentos industrializados (salgadinhos, etc), fast-food (Mc Donalds, cachorro quente, pastéis, coxinhas, etc)?

Quando não tiver muito tempo para comer, procure ingerir frutas, barras de cereais, iogurtes ou sanduíches naturais, com peito de peru, queijo branco, ricota, rosbife magro, requeijão light, blanquet de peru (não tudo no mesmo sanduíche) e pão integral.

 

  1. Está fazendo compras com fome, ou em jejum. Utiliza listas no supermercado?

Sempre faça as compras após o almoço/jantar e com uma lista.

 

  1. Removeu travessuras (doces, salgadinhos, refrigerantes, bolachas doces) de casa?

Hoje, ao chegar, certifique-se que não há tentações na sua casa, como as citadas acima. Se houver, jogue fora. Se tiver alimentos engordativos em casa vai acabar engordando. Se a meta é ganhar peso, procure ter em casa, com fácil acesso, alimentos mais calóricos, evitando somente açucares e gordura trans.

 

  1. Está comendo doces na sobremesa?

Se você gosta de sobremesa, troque o doce por uma fruta.

 

  1. As porções que come estão grandes ou pequenas demais?

Se vc não está emagrecendo, é porque elas estão, ao menos para o tipo de metabolismo e grau de atividade física que vc tem. Procure diminuí-las. Assim, se comia 4 colheres de sopa de arroz no almoço, passe a comer 3. Se come um bife médio, passe a comer um pequeno. Para quem quer ganhar peso, é válido fazer o processo contrário, aumentando as porções.

 

  1. Seu prato é muito grande?

Mesmo que seu prato seja de tamanho normal, comece a comer em um prato de sobremesa, que irá ajudá-la a ingerir menos alimentos. Quanto menor os recipientes que você utilizar no seu dia a dia, menor será seu peso, mesmo se não estiver se preocupando com dieta na ocasião. E, quem precisa ganhar peso deve utilizar pratos e recipientes grandes.

 

  1. Você não está dando atenção para as pequenas coisas?

Uma lata de coca-cola por dia, a mais, irá fazer você engordar cerca de 7 quilos a mais em um ano. Um chicletes com açúcar a mais por dia irá fazê-lo engordar meio quilo no final de um ano, um bombom alpino por dia 3,5 quilos. Então passe a prestar atenção nas pequenas coisas.

 

  1. Está comendo proteínas antes de eventos potencialmente prejudiciais?

Procure comer proteínas magras (peito de peru, queijo branco, peito de frango, atum, etc) antes de jantares ou eventos, o que pode ajudá-lo a controlar o apetite.

 

  1. Está seguindo a regra dos 30?

REGRA DOS 30 – se quiser comer algo fora do seu planejamento alimentar, faça isso depois de 30 minutos. A maior parte das compulsões terão cedido após esse período. Não é válida para quem quer ganhar peso.

 

  1. Existem pessoas que podem estar boicotando você?

Mãe, esposa, namorado, colega – é longa a lista de pessoas que podem, sem má intenção, estar prejudicando seu planejamento alimentar. Tenha uma conversa séria com elas, e diga que preferia que elas fossem suas aliadas, e não que te atrapalhassem. Evite conflitos e use a expressão “preferia”, que é menos agressiva que “quero” ou “você deve”,

 

  1. Se você toma medicações, está tomando elas nos horários adequados e todo dia?

Procure colocar lembretes para não se esquecer de tomar os medicamentos.

 

  1. Está fazendo um diário alimentar?

Anotar tudo o que se come em um diário alimentar é uma das medidas mais eficazes para quem quer modificar o peso corporal, já que auxilia no autocontrole.

 

 

 

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