Dicas para encarar o dia a dia

dicas para encarar o dia a dia

26 abr Dicas para encarar o dia a dia

Manter uma dieta equilibrada é uma árdua tarefa! Nem sempre conseguimos optar pela melhor opção, mas podemos optar pela menos prejudicial!

Mas, quando surge um convite para uma happy hour no barzinho ou um jantar numa hamburgueria, você pensa nas comidinhas calóricas (e irresistíveis) do cardápio e sofre por antecedência. Mesmo assim, não decline do encontro com os amigos e a família.

Vá, faça escolhas espertas e seja feliz! Se cometer pequenas escapadas, tudo bem – está dentro do previsto. Só evite que seu plano alimentar corra o risco de “acabar em pizza”. Por isso, para te ajudar a manter uma dieta equilibrada, separamos algumas dicas para encarar o dia a dia.

Na pizzaria

PREFIRA:

Prefira as pizzas que tenham como cobertura escarola, abobrinha, alho, brócolis, agrião, rúcula, muçarela de búfala, queijo minas ou ricota, atum. Ah, e vamos nos segurar em 2 pedaços de pizza, ok? 😉

EVITE:

Evite as bordas, principalmente se forem recheadas. Prefira bordas e massas finas e se tiver a opção, opte pela massa integral! Coberturas como 4 queijos, catupiry e calabresa também devem ser evitadas. Não coloque azeite! Apesar de ser saudável, vai aumentar o valor calórico da sua refeição.

No restaurante japonês

PREFIRA:

Dê preferência a pratos como missoshiro, shimeji e shitake (se possível peça para fazer no azeite extra virgem em vez da manteiga), guioza cozido, sashimi, peixes grelhados com legumes, cream cheese em vez da maionese. Use shoyu light!

EVITE:

Frituras como tempurás, hot roll, sobremesas flambadas e Yakissoba devem ser evitados.

No restaurante árabe

PREFIRA:

Quibe assado ou cru, kafta assada, coalhadas e saladas, babaganuche, charutinho de repolho e michui.

EVITE:

Não ceda à tentação dos doces, evite as esfias, quibe frito e pão sírio.

No restaurante self-service

PREFIRA:

Comece pelas saladas de vegetais sem molhos prontos (use azeite extra virgem, aceto balsâmico, mostarda Dijon). Opte por uma carne grelhada ou assada também sem molho, complete com legumes, carboidratos (arroz integral ou batata doce ou quinoa – não misture mais de um carboidrato por refeição), leguminosas (feijão sem paio, lentilha, grão de bico). Eventualmente uma massa com molho vermelho, sem parmesão! Se tiver a opção, opte pela integral. Se achar necessária a sobremesa, opte por fruta.

EVITE:

Evite couvert! Frituras como bolinhos de queijo, pastel, tortas com massa folhada, preparações à parmegiana. Massas com molho branco e queijo parmesão. E fique longe dos doces.

No restaurante italiano

PREFIRA:

Escolha molhos vermelhos sem queijo parmesão ou vegetais.

EVITE:

Dispense os antepastos, escolha massas sem recheio e evite molhos brancos ou com queijos.

No restaurante português

PREFIRA:

Experimente bacalhau, pargo assado, arroz de tomates, batatas aos murros, açorda e caldo verde.

EVITE:

Cuidado com o azeite.

Em eventos como festas de casamento, aniversário e coquetéis

PREFIRA:

Não saia de casa com fome para não ter vontade de comer tudo o que vier pela frente. Procure comer queijos como ricota, queijo branco e muçarela de búfala, e frios a base de frango e peru. Opte por uma extravagância, por exemplo: Se optar por bebida alcoólica, evite os carboidratos e a sobremesa!

EVITE:

Aceitar as entradas e evite misturar bebida alcoólica com pratos calóricos e sobremesa.

Na praia

PREFIRA:

As melhores opções são a água de coco, picolés de frutas, sucos de fruta e água mineral. Leve opções como frutas, legumes em tirinhas, iogurte desnatado, amêndoas sem sal para petiscar durante o dia! Açaí sem xarope (se for possível) também pode ser uma opção! E para relaxar, prefira cerveja light ou caipirinha de saque sem açúcar ou espumantes.

EVITE:

Frituras como pastel, porções, tapioca e evite milho com manteiga. Os amendoins e castanhas compradas na praia oxidam com a alta temperatura, é bom evita-lo. Evite o consumo de cervejas em excesso.

No trabalho

PREFIRA:

Faça um lanche no meio da tarde com iogurte natural, frutas, oleaginosas, barrinhas de proteína, lanche com pão integral ou shake de Whey Protein.

EVITE:

Café com açúcar, salgados e pães de queijos. Evite os biscoitos industrializados com alto teor de gorduras e sódio (mesmo alguns que são integrais). E também nada de doces e chocolates.

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