Como conciliar a dieta com os jogos da Copa?

A Copa do Mundo começou! Eba! E com ela também chegou a hora de reunir a família e os amigos em frente à TV e comer muitos petiscos e besteiras torcendo pelo Brasil, é claro!hehehe

Para quem está tentando manter a forma, não precisa ficar de fora desses bons momentos pois as exceções sempre são muito bem-vindas. Mas fica um aviso! Quando pensamos na Copa, que tem uma durabilidade considerável, temos que tomar certos cuidados.

Não podemos pensar que cada jogo e encontro com os amigos será uma exceção bem-vinda, pois isso trará um desequilíbrio grande para a rotina alimentar, hábitos e resultados. E para te ajudar, as nutricionistas do Espaço Volpi Camila del Papa e Gabriela Forte, separaram algumas dicas para você se dar bem nesta Copa 😉

ÁLCOOL

Beba com moderação e consuma o dobro da quantidade de álcool ingerida durante o jogo de água filtrada, diminuindo os impactos negativos dessa substância tóxica para a sua saúde na circulação sanguínea.

Sempre escolha entre beber álcool ou consumir um petisco mais calórico. Os dois juntos serão o resultado de muito excesso em um único momento otimizando o armazenamento de gordura e fazendo com que você tenha maior ganho de peso e percentual de gordura corporal.

PETISCOS

Escolha petiscos e lanchinhos sem frituras, sempre optando pelas sugestões de assados e cozidos (legumes, pipocas, espetos de churrasco), isso auxiliará em uma qualidade nutricional melhor, mesmo que o aumento calórico ocorra.

GRÃO DE BICO

O grão de bico é um petisco nutritivo que pode virar uma alternativa interessante para os salgadinhos fritos.

NUTS

Aposte num mix de nuts e frutas secas, as oleaginosas são ricas em vitaminas e minerais, têm ação antioxidante e são fontes de fibras. Inclua castanhas, amêndoas, nozes e frutas secas.

PIPOCA

Opte por fazer na pipoqueira elétrica ou em panela com pouquíssimo óleo de coco, e acrescente pouco sal rosa. Para fazer no micro-ondas, coloque o milho dentro do saco de “pão francês” e deixe estourar normalmente.

ATIVIDADE FÍSICA

Não deixe de exercitar-se nos dias que sabe que vão ocorrer esses excessos alimentares. Isso ajudará no equilíbrio calórico, diminuindo o impacto negativo. Se possível aumente a quantidade dos exercícios aeróbicos, principalmente. Esse estímulo auxiliará no equilíbrio hídrico do organismo que pode ser impactado de forma negativa com o alto consumo de carboidratos e álcool que ocorrerá nesse período.

ROTINA ALIMENTAR

Mantenha a rotina alimentar regular em todas as refeições, saindo apenas no momento do encontro com os amigos, isso fará com que você não modifique os seus hábitos alimentares diários.

DIA SEGUINTE

Use e abuse dos chás, sucos e alimentos com potencial desintoxicante e diuréticos nos dias subsequentes aos jogos, para amenizar o efeito do álcool como: salada verde escura, brócolis, suco verde, saladas, temperos naturais, chá verde, chá de moringa e chá de hibisco.

E O MAIS IMPORTANTE

Saiba voltar para o mesmo lugar que parou após as comemorações. A inteligência em saber aproveitar o momento, sem culpas e voltar para o foco, lembrando do quão importante é a sua vontade de mudanças.

Isso trará um impacto muito menor e fará com que você continue respondendo positivamente as estratégias alimentares E TENHA MUITO MAIS CRITÉRIO DE ESCOLHA ao optar pelas coisas que fará fora do seu plano alimentar.

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi