É importante fazer atividade física todos os dias?

Fazer atividade física todo dia é importante porque independente de qual seja a idade ou gênero, é indispensável para manter os níveis de saúde, pois previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que vem sensibilizando diversos países quanto à necessidade de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regularmente, visando melhora nas funções cardiorrespiratórias, musculares, ossos e reduzir o risco de (DCTN). A recomendação é realizar no mínimo 75-150 minutos de atividade física por semana com intensidade moderada a vigorosa, ou seja algo próximo de 10-20 minutos todos os dias.

Incluir pequenos movimentos na rotina já vale como atividade física, um exemplo seria  abandonar o elevador e  subir as escadas  até o trabalho.  Em adultos entre 18 a 64 anos de idade fazer atividades físicas como (exemplo: caminhada, jardinagem, andar de bicicleta, subir escadas, atividades domésticas, esportes e jogos no contexto da família) são considerados como atividades físicas.  A recomendação para essas atividades são acumular 150 minutos de intensidade moderado ou 75 de intensidade vigorosa, podendo ser realizados de forma contínua ou intervalada, exemplo: caminhar 10 minutos para ir até o trabalho todos os dias ou subir escadas 2-4 vezes por dia por 5 minutos também podemos considerar como pequenas atividades físicas.

Existem outras atividades que também contribuem para somar como prática de atividade física diária e combater o sedentarismo, exemplo: levar o cachorro para passear, lavar o carro, fazer aquela faxina na casa ao som de sua música preferida, brincar com os filhos ou sobrinhos, passar mais tempo em pé do que sentado, ou seja, aumentar o número de passos e movimentos que você realiza diariamente faz com que você seja considerado uma pessoa mais ativa.

Embora exista uma grande diferença entre fazer atividade física e fazer exercícios físicos não podemos confundir alguns treinos nos dias atuais, com duração de até 30 minutos, possam ser considerados atividades físicas.

Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso.

Por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um local para outro. Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico.

Os treinos com duração até 30 minutos só funcionam se realizados de forma correta e quando prescritos por um profissional de Educação Física e esteja de acordo com sua capacidade física e individualidade biológica. Normalmente são realizados utilizando apenas o peso corporal ou combinado com uma sequência de exercícios, que podem ser feitos em casa ou na Academia, com característica aeróbica ou anaeróbica, exemplo: correr na esteira por 1minuto e descansar por 1 min e repetir isso por 15 vezes ou em forma de circuito, através da seleção de alguns exercícios de força e resistência.

Para se obter benefícios adicionais de saúde, adultos devem aumentar a sua atividade de intensidade moderada para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e vigorosa.

Fonte

Dr Thiago Volpi
Fique por dentro das

Novidades Volpi